top of page

Suplementação em tempos de Covid


Com essa nova onda da Covid, buscamos um artigo super interessante ⬇️


Deve ser feito o acompanhamento diário de vitaminas e minerais em pacientes internados com COVID-19. A vitamina D por estar associada a diversas doenças, como a influenza; a vitamina A como sendo uma vitamina anti-infecciosa e sua suplementação ter demonstrado redução na mortalidade em doenças infecciosas, como a malária, o sarampo, a pneumonia relacionada ao sarampo e também a infecção pelo HIV.


Níveis baixos de vitamina A, vitamina E, vitamina B6, vitamina B12, zinco e selênio estão associados a efeitos adversos e instalações de outras infecções virais. 


Os guidelines lembram ainda que não há evidências de que doses suprafisiológicas de vitaminas e minerais podem contribuir para a melhora dos resultados clínicos dos pacientes, devendo apenas ser acompanhados e tratadas deficiências, principalmente em pacientes desnutridos, para os quais é importante garantir a suplementação suficiente de vitaminas e minerais.


A hidratação é um fator extremamente importante durante o tratamento da COVID-19, uma vez que há importante perda hídrica por conta de diversos sintomas apresentados pelos pacientes como febre alta, vômito e diarreia. A ASPEN recomenda o consumo de 60 a 120ml de líquidos a cada 15 minutos, independente de sede, dando preferência para líquidos claros e calóricos.


Reforça-se a importância do início precoce do tratamento nutricional, que deve acontecer nas primeiras 24 ou 48h da internação. O uso do suplemento oral deve ser feito sempre quando não for possível atingir as necessidades calóricas e protéicas através da alimentação, estando o paciente em tratamento hospitalar ou domiciliar.


Os suplementos devem fornecer diariamente uma média de 400 calorias e 30 gramas de proteína; seu uso deve continuar por um mês após a alta hospitalar, uma vez que contribuem para a resposta imunológica, auxiliando na completa recuperação do paciente.


Os suplementos podem ser utilizados na forma líquida durante os lanches, ou em pó para enriquecer as principais refeições, conseguindo desta forma suplementar quase todas as refeições do paciente. 




Leia a matéria completa no Blog da Prodiet

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Nutricall Nutrição e Saúde

CNPJ 25.434.430/0001-42

Porto Alegre/RS

©Nutricall Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page